Tipos de Atendimento
Veja qual o melhor tipo de acolhimento psicológico para você.
Psicanálise individual
O tratamento psicanalítico é baseado no processo transferencial entre analista e paciente através de associações livres, que permitem a representação do conteúdo inconsciente repetidas vezes até finalmente chegarmos ao cerne da causa do sintoma do paciente, simbolizando-o através do discurso (fala).
Terapia de Casal
Na terapia de casal trabalharemos os vínculos e a intersubjetividade de cada um dos indivíduos, analisando os investimentos recíprocos entre os integrantes do vínculo e o conceito de transferência intra casal que se trata das repetições de funcionamento de casal no setting analítico.
O analista irá conduzir os problemas que surgem na sessão, atuando no saber fazer com um, com o outro e com o vínculo. Trabalhando as diferenças e a sintonia que permite a ambos o intercâmbio subjetivo. Serão abordadas problemáticas inconscientes e novas configurações vinculares.
Psicanálise com crianças
Sendo um dos primeiros campos do pensamento contemporâneo as obras de Freud no que se refere aos cuidados com a criança, ele foi o responsável por postular premissas básicas como o fato de nossas raízes de vida emocional estarem sempre presentes na infância e explicou de forma sistemática a ligação entre acontecimentos dos primeiros anos de vida e a estrutura e o funcionamento da personalidade adulta.
A criança infeliz frequentemente se converterá no adulto neurótico e são as experiências que desempenham um papel central em seu desenvolvimento, desde uma relação estável e permanente com sua mãe (ou o que chamamos de mãe substituta) e a necessidade de aguardarmos a maturação em todas as etapas de sua vida. Será através da hora do brincar (ou ludoterapia) que tais questões serão trabalhadas em análise.
Em virtude do vínculo emocional que liga a criança aos pais e os pais à criança, também serão feitas sessões de orientações a estes cuidadores.
Psicanálise com adolescentes
É espantoso o número de adolescentes que chegam na clínica relatando sobre vivência do tédio e apatia, ameaça de suicídio, resistência em ingressar na vida adulta, disforias de imagens, distúrbios alimentares, ideia de estarem deslocados na própria vida e desesperançosos.
A clínica psicanalítica proporciona um espaço de acolhimento e um ambiente propício para a escuta de questões como isolamentos, inibições e demais dores psíquicas através da ampliação da capacidade de representação destes jovens analisandos. Sendo capaz de restituir a capacidade de pensar e sentir os próprios processos emocionais, liberando o circuito pulsional adormecido e permitindo que o jovem possa voltar a investir em relações afetivas e potentes, recuperando o interesse por atividades rotineiras e futuras.
Terapia Familiar
A família é para Freud uma das grandes coletividades humanas da civilização, afirmando a primazia da razão sobre o afeto e da lei sobre a natureza. Ela é considerada como função de célula base da sociedade e capaz de transmitir os seus próprios valores. Entretanto, tal dispositivo também está em contínuo movimento e transformação, o que possibilita mudanças de comportamento e lugares que cada indivíduo ocupa.
Por vezes, há uma dificuldade em vocalizar como cada uma das partes se sentem em relação a determinada nova composição, ou ainda, uma recusa em ocupar lugares pré determinados anteriormente. Logo, a intervenção analítica auxiliará a todos em sua comunicação e no entendimento de suas respectivas demandas, propondo novos lugares e novas formas de relação.